Quarta-Feira, 23 de Fevereiro de 2011

Seis Filósofos numa Sala de Aula


Uma definição assimilável de filosofia creio ser a que diz ser um conjunto de concepções teóricas ou práticas acerca das pessoas e o seu papel no universo, ou a atitude reflexica, especulativa ou crítica de elaboração dessas concepções. Ou ainda o conjunto de toda ciência, conhecimento ou saber humano.

São enorme mural de notoriedade aqueles que poderíamos lembrar quando queremos filosofar: Sócrates, primeiro grande sábio a dizer “só sei que nada sei”, Platão que nos permitiu conhecer ideias de Sócrates que falava muito bem mas não gostava de escrever, Spinoza, Kant, Bacon e Hegel para não ir muito longe. A filosofia está presente em todas as nações cultas, vamos apenas citar Brasil e Portugal que mais se integram ao nosso conhecimento.

Portugal: a literatura portuguesa, superada a Idade Média, serviu-se do pensamento ecumênico e do cristianismo que tinham raízes. No século XVI jesuítas chegados ao nosso país passaram a tentar ensinar filosofia escolástica, teologia e humanidades em colégios no Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Pará. Entre os escolásticos estudados estavam Diogo Gomes Carneiro, Frei Manoel do Desterro, Nuno Marques Pereira e Frei Gaspar da Madre de Deus.

Neste século e em nosso Brasil brasileiro é delicioso imaginar uma sala de aula tendo como alunos Sócrates, Platão, Espinoza, Kant, Bacon e Hegel. Exato pois eles também tiveram que passar por longo aprendizado, iniciando com o a b c no idioma de sua terra natal, certamente diferente e talvez mais complexo que o nosso, até chegar ao nível de escrever para urbe et orbi.

Para esclarecer um pouco um sumário do “Seis Filósofos na Sala de Aula”: o que é análise do texto, Platão: A verdade e a Justiça na Cidade, Ética e política em O Príncipe de Maquiavel, Decartes e o método da Filosofia, Voltaire e as ilusões da metafísica, Kant: A revolução copélica na filosofia e Sartre: A liberdade sem desculpas.

P.S.- É um livro pequeno que americanos chamam de pocket book, de apenas 230 páginas mas vale por um curso.







Contato